Lifestyle

Lavar a roupa: cuidados a ter para manter as peças como novas

Manter as roupas como novas durante mais tempo é muito importante, especialmente quando se trata das nossas peças favoritas. Como separar e lavar a roupa corretamente? Esta é uma questão recorrente quando algo corre mal, mas há soluções simples para evitar acidentes e tudo começa antes mesmo de pôr a máquina a lavar.

Ler as etiquetas com atenção

Antes de mais, é importante identificar os diferentes tipos de materiais e quais os melhores programas e temperaturas para cada um deles. O ideal é começar por ler com atenção as recomendações do fabricante para saber como proceder. Os símbolos presentes nas etiquetas ajudam-nos a perceber rapidamente se estamos perante uma peça que pode ser lavada na máquina, a que temperatura e em que programas. As indicações de secagem também são muito importantes e devem ser seguidas à risca.

Separar a roupa

Separar a roupa por cores é o primeiro passo para evitar acidentes. As roupas de cores mais escuras não devem ser misturadas com roupas brancas ou de cores claras. Peças delicadas ou do mesmo tipo de tecido também devem ser lavadas em conjunto com programas específicos mais suaves. Em caso de dúvida, lavo sempre à mão para não correr o risco de danificar a roupa.

Outra questão que não é tão conhecida prende-se com a lavagem por grau de sujidade. Ou seja, ao misturar roupa muito suja com roupa menos suja tem de usar um programa mais longo e temperaturas mais altas para garantir que toda a roupa fica bem lavada. Só que essa lavagem profunda é desnecessária para a roupa menos suja e desgasta-a mais rapidamente. Outra solução para evitar ter de repetir lavagens é pré-tratar as nódoas mais difíceis, assim consegue que a roupa fique imaculada com apenas uma lavagem.

Lavar do avesso

Lavar a roupa do avesso também ajuda a manter a roupa como nova durante mais tempo, principalmente se são peças com detalhes, estampagens, ou com diferentes tipos de materiais. Desta forma, o desgaste é menor e bem menos evidente.

Secagem

Sempre que possível deixe a roupa a secar ao ar, já que os secadores de roupa usam altas temperaturas que são muito agressivas com os tecidos e podem encolher ou deformar as roupas. Se não tiver outra alternativa, use sempre a temperatura mais baixa.

2 thoughts on “Lavar a roupa: cuidados a ter para manter as peças como novas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *