Moda

7 Dicas para arrumar as roupas do guarda-roupa

Guarda-roupa organizado

Arrumar o guarda-roupa, uma tarefa que nem sempre apetece fazer. Porém, numa altura atípica, é uma das primeiras coisas a ser feita em casa.

Numa rotina completamente mudada, existem diversas tarefas a serem realizadas em casa. As limpezas e as arrumações são as que mais são feitas. Por isso mesmo, que tal tirar um tempinho e arrumar o guarda-roupa? Certamente que está a precisar!

Caso esteja a pensar nisso, não perca as 7 dicas (e mais algumas) que preparei para si. No final do artigo, encontrará uma checklist que poderá guardar, usar e abusar, para que realizar esta tarefa seja mais fácil.

Guarda-roupa organizado

1. Tire (literalmente) tudo do guarda-roupa

Pode parecer que está a organizar de um lado para desorganizar noutro. Porém, este é um passo que deverá tomar, isto se quer ter a noção do que efetivamente tem no seu guarda-roupa.

2. Separe as roupas

Depois de ter uma noção geral do que tem, está na altura de fazer a separação das roupas da seguinte forma:

  1. Doações;
  2. Ajustes;
  3. Reutilização;
  4. Lixo.

As roupas que estiverem em boas condições, poderão ser doadas (aquelas que nunca mais voltou a usar nem pretende mais), ajustadas (mandar à costureira para apertar, por exemplo) ou reutilizadas (para fazer novas peças). No caso das roupas rasgadas, gastas ou sem possível reaproveitamento, o melhor é deitar ao lixo (ou, então, reutilizar para panos de limpeza, por exemplo).

Roupas delicadas

3. Seja seletiva quanto às peças do passado

É normal existir alguma peça no guarda-roupa que não seja usada mas que, ainda assim, esteja arrumada. Seja por trazer boas recordações ou ter sido dada por alguém especial, isto é algo perfeitamente normal. Contudo, a exceção não se pode tornar regra. Por isso, seja mais seletiva quanto ao que quer guardar.

4. Organize as roupas

Depois de selecionadas, há que arrumar as roupas que vão ficar no armário. O melhor sistema de organização é por peças. Junte as blusas, as calças, etc, e organize-as depois consoante preferir (estação ou cores). Assim, consegue visualizar mais facilmente as peças que têm e, até, conseguir elaborar looks de forma mais rápida.

5. Dobre e arrume as peças pesadas

As peças mais pesadas, como é o caso das camisolas de malha, devem ser dobradas e arrumadas. Isto porque o peso da peça pendurada pode fazer com que esta estique e deforme.

Guarda-roupa: peças organizadas

6. Opte por ter o máximo de arrumação possível

Um guarda-roupa bem arrumado depende também da sua estrutura. Por isso, quanto for escolhê-lo, opte por um que tenha o máximo arrumação possível. Quanto mais prateleiras tiver, melhor será, pois conseguirá arrumar tudo num só espaço e evitar que as peças acabem esquecidas.

7. Importante: lave todas as peças antes de guardar

Antes de guardar as roupas, é importantíssimo lavá-las. Assim, evitam-se manchas definitivas ou o cheiro a mofo. Pode ainda deixar a arejar à sombra antes de arrumar no armário.

Poderá interessar-lhe: Lavar a roupa: cuidados a ter para manter as peças como novas

Dicas extra

  1. As roupas mais usadas devem ficar à mão e de fácil acesso; as restantes, em sítios que não sejam de fácil alcance – isto é válido para qualquer estação.
  2. Caso não tenha espaço suficiente no armário, pode guardar as roupas que não vai usar na estação atual em malas devidamente identificadas;
  3. Se usou uma peça mas não sujou, pode deixá-la a arejar durante 24 horas antes de voltar a usar. A roupa acaba por ficar húmida e, por isso, é necessário deixá-la secar antes de voltar a arrumar no guarda-roupa;
  4. Use as gavetas para guardar lingerie, roupas de ginástica e t-shirts.

Quanto aos sapatos e acessórios, existem também algumas dicas importantes que devem ser seguidas. Contudo, esse será um tema a ser abordado num próximo artigo!

Digam-me: quais são as vossas dicas para arrumarem o guarda-roupa de forma perfeita? Partilhem-nas!

Guarde esta checklist!

Checklist para arrumar o guarda-roupa

3 thoughts on “7 Dicas para arrumar as roupas do guarda-roupa”

  1. Já fiz várias limpezas ao meu armário antes de começar este cápsula.
    Mas depois de vários dias conjugar novos looks, penso que vou ter que fazer novamente uma limpeza, há peças bonitas, mas não identifico-me com elas, não consigo criar looks com elas.
    Bom artigo buddy!!

    1. Como te entendo, buddy! Eu também tenho que fazer uma vistoria ao meu… Mas já sabes, se precisares de ajuda para conjugar as peças, avisa-me. Já sabes que adoro desafios! 🙂

      Beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *