Moda

Prepare-se para o frio: como organizar o armário

Quando o Inverno nos bate à porta, mesmo que não tenha ainda chegado oficialmente, é altura de organizar o armário e ir buscar aquelas camisolas quentinhas que estavam guardadas desde o ano passado. É também uma ótima oportunidade para nos vermos livres de peças que já não usamos e para fazer uma lavagem geral à roupa de Inverno, sem esquecer os cuidados especiais com as malhas. Como lavar roupa à mão? Aqui ficam algumas formas de facilitar este processo e também como preservar as peças de roupa favoritas durante mais tempo.

Organização: passo a passo

Organizar o armário é uma tarefa que demora algum tempo, por isso o melhor será seguir alguns passos simples para não entrar em desespero.

  • Para começar, o melhor e retirar tudo do armário e separar em três pilhas diferentes. Uma pilha de roupas que queremos guardar, outra de roupas para dar e uma terceira para aquelas que ainda não têm destino.
  • Como lavar roupa demora algum tempo, é melhor pôr logo a roupa para guardar a lavar, respeitando as indicações de lavagem nas etiquetas.
  • Quando a pilha das peças a guardar estiver decidida, é altura de tentar otimizar o espaço no armário com essas peças em mente. Seja através de caixas, prateleiras ou outros sistemas de arrumação, otimizar o espaço disponível antes de arrumar a roupa novamente ajuda muito na organização.
  • Ao voltar a colocar as roupas no armário, há vários truques simples que facilitam muito a escolha do que vamos usar todas as manhãs. As roupas que mais usamos devem estar ao nível dos olhos, as que não usamos tanto em baixo e as que raramente precisamos em cima. Se o armário estiver organizado, a rotina matinal e a escolha da roupa tornam-se mais rápidas.
  • Outro truque que ajuda muito na organização do armário é o aspeto organizado e a iluminação. Se não conseguirmos ver convenientemente, o mais provável é acabarmos com peças esquecidas no fundo do armário.

Como lavar roupa delicada e de lã à mão: passo a passo

  1. Encher um balde ou alguidar com água morna e adicionar detergente específico para lãs ou peças delicadas.
  2. De seguida, mergulhar a roupa e mexê-la suavemente durante um ou dois minutos.
  3. Deixar a roupa de molho durante 10 minutos para que o detergente possa atuar.
  4. Retirar a roupa da água e espremer, sem torcer, para remover o excesso de água.
  5. Remover a água com detergente e voltar a encher com água limpa para enxaguar a roupa. Este processo deve ser repetido, se necessário, até não haver restos de detergente.
  6. Antes de pôr a roupa a secar, estender uma toalha seca numa superfície plana e colocar a roupa esticada em cima.
  7. Enrolar e espremer a toalha, sem torcer, para remover o resto da água em excesso.
  8. Por fim, estender outra tolha seca e deixar a roupa esticada em cima a secar. É muito importante não estender peças de lã ou muito delicadas para não deformarem.

A organização do armário devia ser uma preocupação constante, mas, na maioria das vezes, acabamos por descurá-la. Por isso, pelo menos duas vezes por ano, é tempo de arregaçar as mangas para organizar e dar uma limpeza no armário. Assim, não só evitamos acumular roupa que já não usamos como se torna mais fácil escolher a roupa todos os dias de manhã.

3 thoughts on “Prepare-se para o frio: como organizar o armário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *