Decoração

Decoração de Inverno: dicas para uma casa mais aconchegante

O Inverno é a altura do ano em que sabe bem-estar em casa, aproveitar o aconchego do lar e fugir do frio e da chuva. É também uma ótima altura para renovar a decoração, bem ao estilo da estação. Mas antes de iniciar qualquer projeto, comece por dar uma limpeza geral na casa e lidar com as tarefas mais difíceis que tem vindo a adiar, como lavar tapetes, mantas, capas de almofadas ou sofás, etc. Fique aqui com algumas dicas para tornar a casa mais aconchegante este Inverno.

Um toque de cor

Porque os dias já são escuros e cinzentos o suficiente, dê um toque de cor à sua casa. As cores têm um papel fundamental no nosso estado de espírito e relação com o espaço, por isso aposte em cores quentes já que dão um ar aconchegante ao espaço e “aquecem” o ambiente. Antes de se aventurar num projeto de pintura, lave bem as paredes e estude várias hipóteses, tanto ao nível de tonalidades como de materiais e acabamentos, como por exemplo o papel de parede.

Mantas e cobertores

As mantas e cobertores têm o dom de dar um ar aconchegante e quentinho a qualquer espaço, mas funcionam também como elementos decorativos, principalmente no Inverno. Quer seja estrategicamente dispostas no sofá ou na cama, como decoração, ou dobradas à mão de semear junto ao sofá, para aquecer nas noites de Inverno, não tenha medo de usar mantas. Mas lembre-se que as mantas acumulam pó e sujidade facilmente, por isso lave-as com frequência de acordo com as indicações da etiqueta.

Tapetes

No Inverno não há sensação pior do que pôr os pés no chão gelado. A melhor maneira de evitar esta situação, e ao mesmo tempo dar um ar aconchegante a qualquer casa, é usar tapetes, quanto mais fofinhos melhor. Outra vantagem dos tapetes é a diversidade de soluções e versatilidade decorativa, já que até pode pendurar um tapete na parede. Muitas vezes evita-se a aquisição de tapetes pela dificuldade de manutenção e limpeza, mas como lavar tapetes não tem de ser uma tarefa difícil, aposte nesta solução, principalmente nas divisões e áreas da casa onde o chão é mais frio e onde passa mais tempo. Para garantir que estão sempre limpos, aspire-os duas ou três vezes por semana e lave-os regularmente. Caso não consiga lavar em casa, devido à sua dimensão, experimente uma lavandaria tradicional.

Decoração de época

Outra forma de conseguir uma decoração típica de Inverno, que dê um ar aconchegante à sua casa, é usar elementos decorativos próprios da época. Abuse das velas, aventure-se a fazer arranjos de flores com espécies próprias desta estação ou decore a casa com elementos naturais como pinhas, ramos ou cascas de árvores. Ao trazer o exterior para dentro de sua casa, mantém o mote da estação, mas no aconchego do lar.

Há várias maneiras de decorar a casa para o Inverno, mas o mais importante é que se sinta bem e confortável. E como uma casa bonita é uma casa limpa e organizada, aproveite a mudança para dar uma volta ao seu armário e fazer uma limpeza geral da casa, como lavar tapetes, mantas e cobertores.

1 thought on “Decoração de Inverno: dicas para uma casa mais aconchegante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *