Atualmente, muitas são as pessoas que começaram a ter mais cuidado com os seus gastos devido à conjuntura atual. Contudo, e por muito mais que se queira poupar, nem sempre se consegue ter dinheiro para aquilo que se pretende fazer.

Apesar de quase todos quererem obter um rendimento extra, os jovens são os que mais procuram maneiras de conseguirem amealhar mais algum dinheiro ao final do mês, tudo porque não querem depender eternamente da mesada que os pais dão, ou então pretendem fazer qualquer coisa que precisa um pouco mais de investimento (ir a um festival, passar férias com amigos, comprar um instrumento musical, etc).

Devido a algumas questões que me colocam habitualmente sobre ideias para obter um rendimento extra, decidi pôr o meu cérebro em ação, a minha experiência na área à prova e, com a ajuda de alguns amigos e familiares que já passaram pelo mesmo, aqui estou eu para dar algumas dicas que, apesar de não serem milagrosas, poderão ser úteis.

1. Arranjar um trabalho em part-time

Embora possa ser complicado conciliar a escola com um emprego em part-time, a verdade é que não é, de todo, impossível. Além de se ter direitos por se ser trabalhador-estudante, pode-se sempre tentar arranjar um trabalho neste regime mas só aos fins de semana. Contudo, há questões legais que devem ser vistas junto de profissionais na área, como é a questão da idade legal para começar a trabalhar.

Grande parte das cadeias de supermercado e de fast food contratam jovens para trabalharem depois das aulas ou durante os fins de semana, oferecendo horários flexíveis e de acordo com o seu horário escolar.

2. Trabalhar durante o verão ou de forma temporária

O que para uns pode parecer aborrecido, para outros poderá ser uma excelente oportunidade. Atualmente, existem empresas que contratam pessoas, sobretudo jovens, de forma temporária (ex: reforços para cadeias de supermercado na altura do Natal), de modo a conseguir ajudar a empresa naquele período de contrato.

Alguns exemplos de trabalhos temporários são os funcionários responsáveis pela realização de embrulhos no período de Natal, os promotores de produtos nas cadeias de supermercado, o staff durante os festivais de verão, entre outros. Quem quiser fazer o mesmo, terá de procurar empresas de trabalho temporário que ofereçam este tipo de empregos.

3. Revender produtos

Talvez esta seja a maneira mais conhecida de obter um rendimento extra, contudo, continua a ser uma das mais eficazes. Revender roupas, produtos cosméticos ou utilidades para o lar é uma excelente maneira de conseguir ganhar algum dinheiro de forma prática. Para isso, basta pesquisar as marcas que possuem sistemas de revenda, inscrever (de acordo com os requisitos que cada marca impõe) e começar a vender os artigos a pessoas conhecidas e, até, criar uma página online destinada a esse efeito.

4. Vender artigos em segunda mão

Quantas vezes reparamos que temos coisas que, simplesmente, já não usamos? De modo a rentabilizá-las e de desocupar espaço em casa, nada como vender tudo aquilo que já não usa, seja roupa ou não, nos sites especializados para o efeito ou, então, organizar uma pequena venda de garagem para familiares e amigos poderem comprar essas peças que estão paradas e a ocupar espaço.

5. Vender artesanato

Quase todas as pessoas sabem fazer trabalhos feitos à mão. Seja croché, tecelagem, pintura ou outras técnicas, fazer peças de forma manual e artesanal poderá ser uma terapia e uma excelente maneira de ganhar algum dinheiro extra ao final do mês.

6. Dar explicações

Esta é uma das opções mais seguidas pelos estudantes, pois além de conseguirem conciliar a vida académica com este modo de ganhar dinheiro, conseguem pôr em prática aquilo que já aprenderam. Mesmo que seja por um preço simbólico, dar explicações das matérias que se sabe a estudantes que precisem de ajuda é uma ideia a ter em conta.