Celebrou-se mais um casamento real em Inglaterra. Nesta sexta-feira, 12 de outubro, foi a vez da princesa Eugenie subir ao altar. Como seria de esperar, a noiva esteve na mira da imprensa internacional.

Foi na Capela de São Jorge, em Windsor, no Reino Unido, que a princesa Eugenie e o empresário Jack Brooksbank disseram o “sim” para sempre. Levada pelo o príncipe André, a princesa não passou despercebida com o seu vestido de noiva, assim como outros detalhes. Um deles foi a cicatriz nas costas, resultado de uma operação que fez à coluna devido à esclerose.

Vestido

This slideshow requires JavaScript.

À semelhança do vestido de noiva de Meghan Markle, muito se especulou sobre quem iria desenhar e fabricar o vestido protagonista deste casamento real. Após tantas hipóteses, o vestido foi desenhado por Peter Pilotto e Christopher de Vos, uma dupla criativa sediada em Londres e da qual a princesa Eugenie é grande fã.

Para esta ocasião, o vestido foi inspirado em modelos usados anteriormente por membros da família real. Neste caso, a criação tem a cintura é bem marcada graças à estrutura de corpete. Dada a época do ano, o modelo é de manga comprida e apresenta um decote elegante nas costas, que revelou a cicatrizes resultantes de uma operação à coluna.

Como é possível verificar nas imagens acima, o vestido apresenta bordados ao longo do tecido usado. A dupla, desenhou um padrão com diversos elementos de significado especial. Um Cardo da Escócia, que representa o carinho do casal por Balmoral, um Trevo da Irlanda, símbolo da família materna da noiva, e a Rosa de York, como forma de representar o lar do casal.

Tiara, brincos e aliança

This slideshow requires JavaScript.

Tal como manda a tradição, a tiara foi emprestada pela Rainha. Esta é feita de platina e diamantes com seis esmeraldas. Foi fabricada pela francesa Boucheron, em 1919, para a socialite britânica Margaret Greville. Na época, o kokoshnik estava em voga, tendo sido popularizado pela corte imperial russa e espalhado pela Europa. Assim, esta tiara seguiu essa inspiração e foi batizada de Greville Esmerald Kokoshnik Tiara, tendo sido oferecida a Isabel II em 1942.

Quanto aos brincos, Eugenie usou uns brincos de diamantes e esmeraldas, oferecidos pelo noivo. Relativamente à aliança, foi feita a partir de uma peça de ouro galês oferecida pela Rainha.

Ramo

© Getty Images

Neste enlace real, o ramo também não passou despercebido. Da autoria de Patrice Van Helden Oakes, o bouquet é composto por lírios do vale, jasmim de Madagáscar, apontamentos de pequenos cardos azuis, rosas brancas, ramagens de hera e raminhos de murta.

Sapatos, maquilhagem e penteado

Quanto aos sapatos, e embora não tivessem sido muito vistos, eram de cetim, de formato peep-toe, feitos pela designer Charlotte Olympia. Em termos de maquilhagem e penteado, a princesa de York foi maquilhada por Hannah Martin e penteada por Sonny-Jo MacFarlane.