Qual é a importância sobre o que vestir em teletrabalho? A questão não se prende com as questões relacionadas com a moda. Muito pelo contrário, a questão está nos efeitos que o ato de cuidar de nós poderá surtir na nossa produtividade.

Mais do que nunca, é importante mantermo-nos ativas, saudáveis e bonitas. Se é fácil? Não é. Contudo, vale a pena o esforço. Afinal, se não cuidarmos de nós, quem cuidará? Esses cuidados envolvem, naturalmente, o que vestimos e a forma como nos arranjamos mesmo que ninguém nos veja.

Está com dúvidas sobre o que vestir em teletrabalho e precisa urgentemente de ajuda? Continue a ler o artigo de hoje, escrito pensado especialmente em si!

O que vestir em teletrabalho - Malhas

O que vestir em teletrabalho? 4 dicas para aplicar já

Antes de tudo, recomendo que faça uma arrumação ao seu armário. Porquê? Porque só assim consegue perceber o que tem ao seu dispor para enfrentar o teletrabalho, evitando compras desnecessárias que a levam a despesas e, claro, a ocupar o pouco espaço que tem.

Depois de analisado o seu guarda-roupa, está na altura de definir estratégias sobre o que vestir em teletrabalho. Nesse sentido, reuni algumas dicas para ajudá-la. Vamos a isso?

1. Não abra mão do conforto

“Mas Joana, não tinha dito que nos tínhamos que arranjar?”. Certo, eu disse e volto a reforçar isso mesmo. Contudo, temos que ter em conta o seguinte: estamos em casa, numa rotina que por si só já é stressante. Por isso, não há nenhum mal em apostar em roupa mais confortável, não é verdade?

Nesse sentido, dê prioridade a:

  • Peças mais folgadas;
  • Casacos de malha para ajudá-la a manter-se quente;
  • Calçado confortável (pode ser ténis ou sapatos rasos);
  • Roupas de algodão (ajudam-na a estar confortável e a deixar a sua pele respirar).

Malhas para vestir em teletrabalho

Quais as soluções para se manter estilosa e confortável em casa?

Em primeiro lugar, tem que estar consciente de que tem que estar quente e agasalhada. Falo disto pois os últimos dados oficiais dão conta que mais de metade da população portuguesa vive em pobreza energética, ou seja, não tem recursos financeiros para se manter quente. Por isso, não se esqueça que manter-se quente é crucial não só para a sua saúde como também para a sua produtividade. Assim sendo, recomendo que siga e adapte as minhas dicas para se manter com estilo no inverno.

Em segundo lugar, mantenha-se longe do seu pijama! Em vez dele, pode usar um fato treino ou um conjunto de camisola e calças em malha. Ambas são excelentes opções para que possa criar uma rotina diária consistente e eficaz.

Por último, caso tenha um trabalho que exija um dress code mais formal, pode sempre contornar essa situação mantendo-se confortável. Como? Simples: aposte em partes de cima dentro desse registo e deixe a parte de baixo mais confortável (por exemplo, calças de malha). Quem sabe se até não descobre uma nova combinação para usar no pós-pandemia?

Roupa colorida para teletrabalho

2. Opte por roupa colorida

Que tal tornar toda esta experiência mais positiva? Se tem roupa colorida que pouco usa, está na altura de colocá-la a uso! Seja uma t-shirt, um casaco de malha ou um simples lenço, trate de colorir os seus looks de teletrabalho. Verá que o seu ânimo ficará melhor e a sua produtividade estará ao rubro!

3. Use e abuse dos acessórios

Não, não é ridículo continuar a usar acessórios mesmo em teletrabalho. Porquê? Porque eles complementam e transformam qualquer look. Além disso, ajudam a manter a vaidade e o cuidado. Por isso, não deixe encostado o seu anel ou os seus brincos favoritos durante esta fase. Antes pelo contrário, dê-lhes mais uso do que nunca!

4. Tem medo de estragar a roupa? Troque-se

Depois de terminar o seu horário de trabalho, é normal que vá realizar tarefas domésticas, muitas delas envolvendo produtos que podem manchar a sua roupa. Nesse sentido, tem duas soluções: ou coloca um avental ou troca a sua roupa. Mais simples e prático não há!

Carrie Bradshaw - Sex And The City
© D.R./Warner Bros

Exemplo sobre a importância de se produzir mesmo em teletrabalho

Quem é que não conhece a Carrie Bradshaw? Esta famosa personagem da série Sex And The City é um bom exemplo sobre a importância de se manter bem-vestida independentemente da ocasião.

Embora exerça teletrabalho em condições diferentes das que vivemos atualmente, esta personagem nunca descura o seu visual. Se pode ser uma boa fonte de inspiração? Sim! Até porque Carrie nunca escreve para o jornal com o qual colabora de pijama, pois não?

Claro, eu sei que esta personagem tem um armário de fazer inveja a qualquer fashionista. Porém, isso não significa que tenha que andar a comprar tudo o que vê nas lojas para recriar o estilo de Carrie. Aliás, mais do que nunca, é importante que saiba como pode poupar ao comprar roupa. Ninguém quer ficar endividado por causa do consumismo, pois não?

Pronta para trabalhar com estilo durante o teletrabalho?

Tal como pode ver, trabalhar com estilo durante o teletrabalho não é algo difícil. Basta que tenha em conta o que foi referido no artigo e verá como a sua autoestima e produtividade sairão a ganhar. Mas nunca se esqueça que o mais importante é estar feliz e satisfeita com o que veste. Por isso, não tenha medo de se valorizar!