Os casacos de malha (ou cardigans) são uma das peças que estão presentes em todos os armários, de diferentes formas e cores. Contudo, existem alguns modelos que são melhores para alguns tipos de corpo que outros, e outros para determinadas ocasiões.

Agora que o frio começa a chegar, o cardigan torna-se no melhor amigo de qualquer mulher. Porém, as dúvidas quanto à escolha do melhor modelo começam a surgir e a manifestar-se, o que pode levar, muitas vezes, a más escolhas. Por isso, trouxe algumas dicas de como usar os principais modelos desta peça.

Casaco de malha curto

O guia completo sobre como usar casacos de malha (cardigans) de forma correta

É, sem dúvida, um dos modelos mais usados. Por conseguir dar um toque clássico a qualquer look, torna-se na principal escolha das que adotam um estilo mais discreto. Contudo, nem sempre o usam bem. Não é, de todo, a melhor opção usar camisolas compridas com este tipo de corte, já que o contraste nos comprimentos cria bastante desproporção na silhueta.

Solução: usar com peças únicas (vestidos e macacões) ou com partes de baixo subidas (calças, saias e calções). Há que também prestar atenção para que o comprimento do casaco não fique mais comprido que a zona da cintura do vestido, saia ou calças.

Casaco de malha oversized

O guia completo sobre como usar casacos de malha (cardigans) de forma correta

São descontraídos e bastante confortáveis, podendo ser usados com camisolas mais grossas. O que acontece muitas vezes é que há um exagero de larguras, isto é, usa-se muitas vezes calças largas e saias compridas com este tipo de casacos, o que acaba por dar volume extra à silhueta.

Solução: para contrabalançar, há que usar calças ou leggings mais justas. Deste modo, as pernas vão parecer mais afinadas.

Casaco de malha com lapelas

O guia completo sobre como usar casacos de malha (cardigans) de forma correta

Este corte é igualmente muito usado e, em grande parte das vezes, confundido com o modelo anterior. Acontece que este tipo de casaco é mais justo e comprido. É muitas vezes usado com saias curtas, o que não é, de todo, aconselhado, já que cria desproporcionalidade na silhueta.

Solução: trocar as saias por um par de calças escuras e que ajudem a alongar a silhueta, tirando a máxima potencialidade das lapelas, que vão ajudar a afinar ainda mais o corpo.

Casaco de malha boyfriend

O guia completo sobre como usar casacos de malha (cardigans) de forma correta

Este corte é o favorito de quase todas nós por ser confortável e estruturado. Acontece que não é a melhor opção para usar com peças mais volumosas e com pregas.

Solução: usá-lo com peças mais justas na parte de baixo, tais como calças de ganga e saias-lápis.