Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Vestir para impressionar #10 | Trabalhar no verão

Vestir para impressionar #10 | Trabalhar no verão (Fonte da imagem: https://www.pinterest.pt/consultoriadeim/style-it/)

O tempo está todo maluco, mas quando há dias de calor, fica mesmo calor! Em dias assim quentes só apetece roupa leve e fresca, não é?! No entanto, para ambientes profissionais, é necessário ter atenção na escolha do look. Embora nos apeteça usar o menos roupa possível devido ao calor, temos de ter uma elevada dose de bom senso.

 

Então, como usar roupa fresca e adequada a ambientes profissionais?

Uma certa elegância é importante, mas o conforto é mesmo essencial, por vários motivos: pelo vosso bem estar, produtividade e pela imagem que transmitem às chefias e clientes (uma pessoa desconfortável não consegue mesmo transmitir segurança e profissionalismo).

 

Independentemente do tipo de ambiente que têm no emprego, há algumas dicas que ajudam imenso a suportar o calor e a transmitir uma imagem profissional:

  • Peças claras e tecidos frescos de fibras naturais (seda, linho, algodão). Há tecidos mais caros e menos usuais nas lojas, sendo, por isso, mais díficieis de adquirir. Podem também optar por misturas destes tecidos com outros mais económicos. Vejam a etiqueta da peça e escolham a que tiver maior percentagem possível destes tecidos mais frescos;
  • Evitar calções curtos, decotes acentuados e mini-saias (o tamanho da saia deve ser sempre pelo joelho). Apesar do excesso de calor, não devem reduzir demais o tamanho das peças usadas;
  • Ter sempre atenção às regras da empresa. Se existem, são mesmo para cumprir! Por exemplo, há empresas mais formais que obrigam o uso de peças clássicas. Mas empresas menos formais também podem ter algumas exigências, como por exemplo, o uso de calçado fechado;
  • Poucos e simples acessórios. Bijuteria grande só vai causar mais calor e desconforto;
  • Evitar roupa muito justa. Além de ser inadequada a ambientes profissionais, causa mais calor, pois o ar não circula entre a pele e o tecido;
  • Evitar sandálias tipo chinelo. Por mais informal que seja o ambiente, este calçado não é adequado.

Vestir para impressionar #10 | Trabalhar no verão

Formal

Se o dress-code da vossa empresa é formal, há algumas dicas extras a ter em conta. Podem substituir peças tipicamente clássicas por algo mais fresco, como por exemplo, substituir a camisa branca por uma blusa de manga curta. Os tecidos devem ser mais nobres, como a seda, e as cores mais discretas. Cores neutras funcionam sempre bem neste caso!

 

 

Semi-formal

Se o ambiente é semi-formal, podem escolher cores e padrões mais alegres, mas sempre com muito bom senso. O mais indicado será misturar cores vibrantes com neutros claros para equilibrar. Os modelos podem ser menos formais e mais divertidos e os materiais semi-nobres, como o linho.

 

 

Informal

Eu considero que este caso é o mais problemático, pois maior parte das pessoas interpreta um ambiente profissional informal como "posso usar tudo". Não é bem assim! A necessidade de transmitir profissionalismo continua a ser essencial! No entanto, claro que podem descontrair um pouco e usar materiais casuais, como o algodão, mistura de padrões e acessórios mais alegres. Mas sempre com cuidado em não exagerar, claro.

 

Beijinhos,

Rita Completo - Consultora de Imagem

 

2 comentários

Comentar post