Atualmente, e por conta das necessidades crescentes das economias mundiais produzirem riqueza para os seus países, existem diversos tipos de turismo para além do de massas (aquele que se caracteriza por apanhar sol e ser sazonal).

A par da necessidade de produção de riqueza, existem outros fenómenos que influenciam o surgimento de novas formas de turismo. As formas mais comuns são: turismo religioso, turismo cultural, agrotursimo, turismo de estudos, turismo de eventos e, mais recentemente, o turismo desportivo.

Turismo desportivo, uma atividade em crescimento em Portugal - Moda & Style

O que é, afinal, o turismo desportivo?

De acordo com algumas fontes, o turismo desportivo está associado às atividades em que os turistas assistem ou realizam (seja de forma competitiva ou não) quando se deslocam da sua residência para um certo destino que, neste caso, têm cariz desportivo.

Embora existam alguns países mais propensos a este segmento turístico do que outros, a verdade é que quase todos possuem potencial para o fazer. Um bom exemplo disso é Portugal, que ao longo do país possui diferentes pontos de interesse para os amantes dos mais variados desportos. Contudo, e de acordo com o Turismo de Portugal, o principal “forte” é o turismo náutico, que engloba diferentes modalidades dentro da categoria.

Turismo desportivo, uma atividade em crescimento em Portugal - Moda & Style

Por exemplo, o surfista norte-americano Garrett McNamara rendeu-se por completo à costa portuguesa, mais concretamente às ondas da Praia da Nazaré. Aliás, desde então foi criado o Portugal Surf Guide, um guia bilingue com mais de 183 sugestões de locais para surfar ao longo da costa portuguesa, em território continental e insular. Além disso, neste guia está presente a correta identificação e sinalização dos “hot-spots”.

A par dos desportos náuticos, outras modalidades que são muito apreciadas pelos estrangeiros e portugueses são os desportos na neve, ciclismo, montanhismo, golfe e futebol. Aliás, neste último desporto, não poderia haver maior legião de interessados e seguidores do que atualmente existe!

Turismo desportivo, uma atividade em crescimento em Portugal - Moda & Style

Além dos três grandes (Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa Benfica e Futebol Clube do Porto), existem outros clubes espalhados pelo país que dão cartas a nível mundial e, inclusive, os seus jogos são alvo de apostas a nível internacional. Por isso, na Bet.pt o bónus de boas-vindas é muitas vezes usado também por estrangeiros que adoram seguir os eventos desportivos, nomeadamente os futebolísticos.

Ao longo dos últimos anos, foram feitos alguns estudos na área, bem como inúmeras teses universitárias a explicar este fenómeno turístico que está em franca expansão em Portugal. Apesar das informações ainda serem escassas, sabe-se que o seu crescimento está a causar satisfatórios impactos na economia nacional.