De tempos em tempos, olho para as divisões da minha casa e sinto uma necessidade urgente de mudar por completo a decoração. Certamente não serei a única.

Enquanto pesquisava no Pinterest algumas soluções, deparei-me com os elementos metalizados, que conferem dinamismo e um toque de luxo a qualquer espaço. Por isso, achei por bem selecionar algumas inspirações e trazer algumas dicas para quem se encontra na mesma situação que a minha.

This slideshow requires JavaScript.

1. Misturar tons

Quem disse que é impossível misturar tons metálicos entre si? O segredo está somente nas cores escolhidas. Por exemplo, o prateado fica lindamente com os tons de bronze. Experimente usar diferentes tonalidades em diferentes peças e verá que a divisão ficará logo com um toque luxuoso.

2. Uma cor, diferentes tonalidades

Pode-se ainda optar pelo uso da paleta monocromática. Por exemplo, misturar numa só divisão diferentes tons de dourado não é, de todo, uma má aposta. Pode-se adotar uma peça principal (um aparador, uma mesa de centro,…) numa determinada cor e, ao longo dos restantes móveis da divisão, expor artigos de decoração noutros tons.

This slideshow requires JavaScript.

3. Tela em branco

A tela em branco funciona em qualquer arte, seja ela decoração ou pintura. No caso da decoração, ter móveis e paredes maioritariamente brancos irá ajudar muito na hora de fazer destacar as peças metálicas.

4. Combinar com outras texturas

Sabe aquela parede que tem papel de parede no hall de entrada? E que tal lhe juntar um espelho criativo e numa cor metálica? Além de se destacar lindamente, irá trazer dinamismo para a divisão.

This slideshow requires JavaScript.

5. Peça-chave

Para causar impacto e tornar a divisão arrojada e criativa, aposte numa peça que salte à vista. Pode ser um candeeiro de tecto, uma mesa de centro ou uma mesa de apoio. Depois, à sua volta, tente “neutralizar” os elementos, para que a peça escolhida seja a rainha.

6. Pequenos espaços podem também receber peças metalizadas

Pode ser um quarto pequeno, um quarto-de-banho, uma sala de estar, um escritório, o que quiser, mas fique a saber que poderá tornar essa divisão pequena num autêntico espaço criativo e cheio de vida! Pode-se seguir o exemplo do ponto anterior, nomeadamente escolhendo um espelho, que tem o poder de “abrir” os pequenos espaços.

Shopping

Recorrendo à La Redoute, trouxe algumas peças para que possa colocar em prática as dicas que lhe indiquei acima. Desde elementos decorativos a candeeiros de tecto, existem inúmeras peças para descobrir. Para isso, só tem que clicar nas imagens interativas acima.