Moda

Disfarces para o Carnaval à moda dos loucos anos 80

Loucos anos 80. Aqueles que vivenciaram essa época dizem que eram madrugadas inteiras na discoteca, a dançar ao som dos ABBA, tendo como principal atrativo a bola de espelhos e os fatos exuberantes, além das cabeleiras fartas e onduladas.

Durante o Carnaval, muitos decidem, em jeito de homenagem, apostar em disfarces que nos remetem para os anos 80. Por isso, decidi investigar algumas sugestões n’A Casa do Carnaval, para que possam ir a tempo de encomendar o vosso fato para o Carnaval.

Fato Disco Lantejoulas | A Casa do Carnaval

Apesar de ter sido uma década marcada por algumas guerras civis em muitos países do mundo, a verdade é que os anos 80 também tiveram grandes avanços, sobretudo ao que às artes diz respeito.

Por exemplo, Michael Jackson lançou aquele que viria a ser o álbum mais vendido da história: “Thriller”. Madonna, que se deixou encantar por Portugal, tornou-se na rainha da pop. David Bowie, George Michael, Cher, Whitney Houston, Lionel Richie, Bryan Adams, entre outros, foram alguns dos artistas que viveram os melhores anos das suas vidas durante esta época.

Como recordar é viver, nada como ouvir alguns dos principais êxitos daquela altura. Quem sabe se esta não poderá ser uma boa playlist para o Carnaval!

Fato de ABBA | A Casa do Carnaval

Fato de Disco Vermelho | A Casa do Carnaval

Nas artes, os anos 80 ficaram marcados pelo movimento new wave, que apesar de ter surgido no meio musical, influenciou, de um modo geral, as artes plásticas e a forma como as pessoas passaram a ver e viver a arte. Na arquitetura, o art deco ganha grande destaque. A televisão e a rádio passam a ser os principais difusores da cultura pop.

Em termos de moda e estilo, as mudanças foram igualmente radicais. Ainda sob influência dos anos 70, no início da década de 80 o vestuário era mais contido e menos futurista do que no final da década, prevendo, assim, como é que os anos 90 iriam ser.

Fato Mulher Disco Cores | A Casa do Carnaval

Fato Mulher Boogie Azul | A Casa do Carnaval

Sob influência do movimento new wave, os acessórios, os padrões e cores eram alegres, extrovertidos, sobretudo quando se falava em indumentárias de sair à noite. O principal objetivo era quebrar padrões e mudar os conceitos estabelecidos. Assim, nasceu um estilo que fundia tantos outros, mostrando ousadia e rebeldia por parte de quem adotava esta nova moda.

Por outro lado, e muito por conta do crescimento e ascensão do estilo rock, o preto começou a ser mais adotado a partir desta época, nascendo os famosos movimentos góticos. Mas, apesar deste contramovimento, o estilo alegre com influência dos anos 70 acabou por ganhar destaque, sobretudo graças aos artistas como David Bowie e George Michael, que se mostravam ousados com as suas produções.

Fato Disco Rosa | A Casa do Carnaval

Fato Disco Veludo Púrpura | A Casa do Carnaval

Para as festas, os looks coloridos ganham principal destaque, contudo, existem peças que tornam os coordenados especiais e mais dentro deste espírito vivido nos anos 80. Por exemplo, as calças boca-de-sino com cintura subida, o uso da lycra (sob influência da moda desportiva), peças com manga balão, ombreiras, botas de plástico e ténis.

Em termos de beleza, as mudanças também foram significativas. O cabelo com efeito molhado começou aqui, mas o penteado “rei” da época era, sem dúvida, os cabelos volumosos e encaracolados. Já no que concerne à maquilhagem, a palavra-chave era exagero. Blush em quantidades generosas era a imagem de marca desta década.

E vocês que viveram os anos 80, como é que costumavam andar vestidos?

2 thoughts on “Disfarces para o Carnaval à moda dos loucos anos 80”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *