Quando se fala em ilustrar artigos na blogosfera, muitas são as bloggers que me questionam sobre qual a melhor forma de o fazer. Obviamente que as fotografias de produção própria são a opção mais correta a tomar, contudo, nem sempre é possível por inúmeros motivos. Assim sendo, muitas desesperam sem saber o que fazer.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

Atualmente, existem muitos bancos de imagens grátis, com fotografias de quase todos os temas e áreas, com conteúdo de qualidade acima da média. Deste modo, aqui está uma boa alternativa para aquelas que, por um motivo ou outro, não conseguem produzir imagens próprias para ilustrar os seus artigos.

Apesar de acessível a todos, muitos são aqueles que não têm conhecimento desta forma de obter este tipo de material gratuito. Por isso, para quem é novo nestas andanças, e embora haja muitos sites que disponibilizem imagens de forma gratuita, há um que se destaca e que hoje vos apresento. Trata-se do Burst, da Shopify, que apresenta uma versão em português.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

O que é, afinal, o Burst?

O Burst é, como referi anteriormente, um banco de imagens gratuitas, isto é, sem direitos de autor, podendo, assim ser usado para fins comerciais. Agências de marketing, bloggers, pequenas empresas, empreendedores e freelancers podem usar todas as imagens que estão presentes neste site, cujo seu foco é comercial, podendo, inclusive, editá-las consoante se quiser, aplicando filtros, cortes ou até texto na própria imagem.

Por exemplo, todas imagens que estão disponíveis neste artigo foram retiradas do Burst. Contudo, elas não servem só para ilustrar artigos. Elas podem ter outras finalidades, como vos mostro abaixo.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

Ideias para usar as imagens presentes no Burst

Devido à sua política de direitos de autor gratuita, é possível usar as imagens presentes neste banco de imagens com outras finalidades. Querem ter algumas ideias? É só continuarem a ler.

Blogs

Começar esta lista de ideias pelo mais óbvio é um bom ponto de partida, não é? Como podem ver ao longo deste artigo, as imagens do Burst são excelentes para ilustrarem qualquer tipo de post nos blogs. Como existem imagens com a orientação horizontal, tornam-se perfeitas para este tipo de meio digital. Pode-se ainda dar um toque especial editando-as a gosto ou adicionando texto por cima, fazendo com que a imagem comunique com os leitores de forma mais apelativa.

 Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

Sites

Todos sabemos a importância que boas fotografias têm no design de um site. Devido à sua qualidade, as imagens do Burst vão tornar qualquer projeto virtual muito mais apelativo e deslumbrante, podendo ser usadas como separador para as categorias das lojas online, foto de capa do portefólio pessoal ou até como cabeçalho do site.

Campanhas de marketing

Dizem que uma boa campanha de marketing começa com uma boa imagem, sobretudo quando se fala nos meios digitais. Assim, as imagens do Burst são excelentes para despertar emoções no público, sendo um bom meio de promoção e venda junto dele. Graças ao download em alta resolução, as imagens ficam irrepreensíveis e prontas a ser usadas em qualquer campanha, seja ela online ou através de material impresso como outdoors, folhetos, cartazes ou catálogos. O aspeto profissional é garantido!

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

Do papel para a realidade

As imagens podem ganhar asas e serem materializadas! Com isto quero dizer que as imagens do Burst podem ser aplicadas em produtos reais como canecas, crachás, camisolas, entre outros. É escolher a que mais gostar e aplica-la no que pretende fazer!

Mas a dúvida permanece: qual é, afinal, a vantagem em recorrer a bancos de imagens? Simples: abaixo está uma lista com as principais vantagens para aqueles que ainda estão céticos.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

1. Qualidade assegurada

Este ponto já foi referido, porém, é o mais importante de todos. Quem procura ilustrar artigos ou produtos numa loja procura sempre fazê-lo de forma impactante e com qualidade, algo que está assegurado nas fotografias disponibilizadas nos bancos de imagens gratuitas.

Apesar de se poder editar as fotografias existentes, não é obrigatório fazê-lo, dado que elas já estão prontas a usar e com as edições básicas feitas.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

2. Variedade

O mesmo modo que se procura qualidade, também se procura diversidade. Ver as mesmas imagens em quase todo o lado não é muito bom para o público. Mas quando se procura uma imagem neste tipo de sites, isso não é problema, não existissem milhões de imagens de diferentes categorias alojadas nos bancos de imagens online.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

3. Rentabilização do tempo

Enquanto se procura uma imagem nos motores de busca ou noutros meios, existe sempre perda de tempo associada ao fazê-lo, pois tem que se averiguar o tipo de licença da foto, a qualidade, a resolução… Além disso, às vezes é necessário editar as fotografias que se encontram, havendo, assim, dispêndio de tempo na pós-produção. Ao recorrer diretamente a um banco de imagens, tudo isso acaba, rentabilizando, assim, o seu tempo.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

4. Inspiração

Às vezes, basta uma imagem tirada de uma diferente perspetiva para mudar por completo um projeto já idealizado. Com isto quero dizer que os bancos de fotografias gratuitas são também uma excelente fonte de inspiração para a criação de artigos ou outro tipo de produtos e serviços, ou seja, uma boa maneira de inverter o processo natural de criação.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

5. Disponibilidade garantida

Ao recorrer a um banco de imagens para escolher as fotografias a usar num projeto ou trabalho, não existe o risco de deixar de ter acesso à imagem escolhida, dado que ela ficará alojada no servidor do site. Além disso, pode-se fazer a seleção de forma intuitiva e rápida sem ter que haver uma preparação prévia para o fazer.

Conheça o Burst, o banco de imagens grátis da Shopify | Moda & Style

Seja qual for a finalidade, recorrer a bancos de imagens gratuitas é a melhor opção para tornar os trabalhos e projetos mais apelativos, não havendo, para isso, necessidade de investir em material de fotografia ou na compra de direitos de autor, que muitas vezes são impensáveis e inacessíveis à grande maioria.

Por todas as opções acima expostas e tantas outras, o Burst é a fonte ideal para quem procura fotografias de qualidade. Existem categorias que não podem mesmo deixar de ser visitadas, como é o caso da moda ou da comida.