É cada vez mais comum as pessoas procurarem formas de obterem rendimentos a partir de casa. Uns porque viram o desemprego a bater-lhes à porta, outros porque não estão satisfeitos com as suas carreiras e querem mudar de vida, e outros fazem-no para conseguir obter um rendimento extra ao final do mês. Seja como for, todos têm algo em comum: conseguir faturar a partir de casa.

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

Na verdade, vontade nunca falta, contudo, poderão faltar as ideias para implementar este desejo. Afinal, o que se pode fazer a partir de casa para conseguir algum dinheiro extra ao fim do mês? O que dá para conciliar com o atual emprego? Será que é rentável? Devo fazê-lo a nível local ou devo expandi-lo online? Estas são algumas das muitas questões que habitam a cabeça dos que se querem aventurar nestas andanças.

Após todas as dúvidas pertinentes, há que passar à ação e, assim, ver quais as formas de ganhar dinheiro em casa.

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

Hobby vs. Negócio

Tal como foi referido anteriormente, as pessoas têm diferentes motivações para quererem ganhar dinheiro a partir de casa. Seja para complementar o que se ganha com o emprego que se tem ou porque simplesmente se está desempregada(o), muitos querem dar este passo.

Apesar de, inicialmente, não ser um fator determinante, a motivação para obter dinheiro a partir de casa poderá influenciar a duração do projeto a médio e longo prazo. Com isto quero dizer que poderá ser a diferença entre ter o projeto como hobby ou torná-lo num negócio mais estruturado e de maior dimensão.

No caso daqueles que desejam fazer do projeto algo mais sério, nada como ver algumas dicas de como montar o seu próprio negócio. Para os principiantes será, certamente, um bom auxiliar e ponto de partida.

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

Dicas importantes

Muitos são aqueles que pensam que ganhar dinheiro a partir de casa é muito fácil. Bom, ao início, quando a motivação é elevada, até poderá ser tudo mais simples e prazeroso, porém, com a continuação do tempo, e sobretudo no caso dos negócios de maior dimensão, as coisas não ficam sempre assim.

Por isso, quando se trabalha em ou a partir de casa, é importante ter muito foco, disciplina, organização e, acima de tudo, motivação para lidar e contornar os contratempos.

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

Outro aspeto é o valor a cobrar pelo serviço ou peça criada. Ao início, e dependendo do motivo pelo qual o está a fazer, poderá querer fazer de tudo para ganhar dinheiro. Contudo, não se deixe menosprezar ou cair no erro de cobrar um valor inferior ao que acha que realmente merece com o objetivo de fazer face à concorrência. Assim, tenha noção do seu valor real, bem como dos prazos de entrega e qualidade do serviço prestado ou produto criado.

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

Ideias para gerar dinheiro

Depois de algumas notas e dicas importantes, nada como mostrar algumas ideias legítimas que podem perfeitamente ser praticadas online e não só.

Online

1. Viva online

Hoje em dia é algo mais comum do que se possa imaginar. Viver online já não é um bicho-de-sete-cabeças ou algo que só alguns podem fazer. Seja ganhar dinheiro a criar um blog, uma página numa rede social ou a gerir as páginas das outras pessoas, pode-se perfeitamente fazer isto em casa, de forma regular, de modo a conseguir obter, futuramente, os frutos desse trabalho.

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

2. Fotografia

Quando a fotografia é uma paixão, anda-se sempre com a máquina fotográfica atrás, à espera de capturar o melhor movimento ou cenário. Pois bem, sabia que existe forma de rentabilizar esta sua paixão? Basta editar bem as fotografias e vendê-las em sites e bancos de imagens, sendo que alguns deles possuem páginas em português.

Dica: se não quiser sair de casa, pode sempre inspirar-se na sua casa e tirar fotografias a detalhes que considere interessantes na sua decoração.

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

3. Vender online

Sabe aquelas roupas que já não usa e estão em bom estado? Ou aquele móvel do quarto que já não precisa mais? Pode tirar fotografias e publicá-las em sites de vendas de itens em segunda mão. Além de desocupar espaço em casa, enche a carteira com mais algum dinheiro.

Se vender em segunda mão não é opção para si, não desespere, certamente existem outras alternativas. Por exemplo, gosta de criar novas peças de roupa ou artesanato? Já experimentou vendê-las no mundo digital? Se ainda não, não perca tempo! Pode abrir uma página no Facebook ou, então, aderir ao Etsy para começar a rentabilizar as suas criações. Quem sabe se não está perante o seu futuro negócio!

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

4. Call center

Embora existam muitos espaços físicos, cada vez mais as empresas procuram pessoas que possam dar assistência em regime call center a partir de casa. Tente pesquisar mais sobre o assunto e comece a procurar empregos neste setor.

Offline

1. Cozinhar

Tem jeito para a cozinha e os seus amigos e familiares estão constantemente a dar-lhe elogios pelos seus does culinários? Então porque não começar a vender para fora doces e salgados, ou até mesmo comida confecionada? Seja para eventos ou para pessoas particulares, certamente terá clientela!

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

2. Costurar

Se prefere arranjar peças de roupa ao invés de criá-las, poderá fazer arranjos de costura em casa, bastando, para isso, ter uma máquina de costura à mão.

3. Vender produtos biológicos

Tem uma pequena horta onde cultiva aquilo de que gosta e precisa? Não está a conseguir consumir tudo o que produz? Então pode estar perante uma boa oportunidade de negócio! Procure feiras de produtos biológicos ou pessoas particulares para vender o excedente. Assim evita desperdícios alimentares e consegue obter algum rendimento extra.

Como ganhar dinheiro a partir de casa | Moda & Style

Estas são, obviamente, algumas ideias daquilo que poderá fazer a partir de casa, mas existem outras tantas que devem e merecem ser exploradas. O importante é que faça algo que gosta ou dentro da sua área de conhecimentos, para que os produtos e serviços prestados tenham qualidade.

Em todo o caso, o grande segredo é saber publicitar-se. Seja no mundo online ou offline, crie anúncios ou a sua própria página ou loja online, para que consiga chegar ao público que pretende. E não se esqueça: foco e determinação nesta etapa!