Quando se fala numa festa, por norma as mulheres optam por usar um vestido. Dependendo da ocasião, quase todas escolhem um modelo comprido, contudo, não sabem qual o tipo de cauda mais adequado à situação em questão.

Esta dúvida começa a surgir quando os bailes de finalistas e os casamentos começam a ter lugar, normalmente por esta altura. Por serem mais elegantes e por conseguirem tapar possíveis imperfeições nas pernas como varizes e cicatrizes, os vestidos compridos acabam por ser os modelos escolhidos. Mas para cessar todas e quaisquer dúvidas, trago este artigo com algumas dicas que poderão ajudar as mais indecisas, recorrendo a modelos da JJ’sHouse.

Gala

Como escolher o vestido comprido perfeito para as festas | Moda & Style

Como escolher o vestido comprido perfeito para as festas | Moda & Style

Apesar de se pensar que é tudo permitido numa gala, a verdade é que nem sempre é bem assim. Como em qualquer outra ocasião, é importante ter em conta o local, a hora e o tipo de dress code para a gala. Embora possam existir algumas limitações, aqui poder-se-á usar algum brilho, pedraria, rachas, decotes e modelos de vestidos mais elaborados que nas demais ocasiões, se bem que com um modelo simples consegue-se ter sucesso de forma mais fácil.

As caudas de sereia, trompete ou volumosas são as mais adequadas para este tipo de eventos, pelo glamour e elegância que conferem ao look.

Baile de finalistas

Como escolher o vestido comprido perfeito para festas | Moda & Style

Como escolher o vestido comprido perfeito para as festas | Moda & Style

Este é um dos eventos que marca a vida escolar e académica de muitas raparigas. Numa noite de festa mas com alguma elegância, os vestidos compridos acabam por ser a escolha de muitas finalistas. Contudo, nem sempre se mostra uma opção feliz, sobretudo para as que não estão habituadas, dado que podem atrapalhar o simples caminhar com saltos altos.

Nesta ocasião, os tipos de cauda mais adequados são os assimétricos (a parte de trás mais comprida e a da frente mais curta) ou os que possuem caudas laterais (que podem ser ou não removíveis). Quem já estiver mais experiente, pode usar outro tipo de caudas.

Casamento

Como escolher o vestido comprido perfeito para as festas | Moda & Style

Como escolher o vestido comprido perfeito para as festas | Moda & Style

As madrinhas ou convidadas do casamento podem também usar vestidos compridos. Neste tipo de ocasião, as escolhas recaem nos modelos mais convencionais e conservadores, adotando caudas mais simples e fluídas. Mas muito mais do que o modelo de cauda, é preciso prestar atenção no modelo e cor do vestido, que não pode ofuscar a noiva ou assemelhar-se à cor por ela usada. Por isso, e no caso das madrinhas, antes de escolher o vestido, nada como consultar a noiva.

Independentemente da ocasião, a par de um bom vestido, é necessário prestar atenção a outros pormenores. A maquilhagem e os cabelos também devem estar em sintonia com a ocasião e o vestido escolhido, assim como os sapatos, a joalharia e a mala, sem nunca esquecer que menos é mais. Nesta secção, os tons pastel, nude e metálicos são os ideais.