Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Alimentos que ajudam o sistema imunológico!

Olá minhas queridas!

Esta semana a nossa querida Joana esteve com uma pequena gripe e uma febre que já lhe passou, então achei importante fazer este post para que ela fique boa mais rápido e para que vocês mantenham o sistema imunológico protegido e evitar gripes indesejadas :)

 

 

Quando o sistema imunológico está em baixo as pessoas ficam com gripes frequentes, resfriados e pequenas infecções, e por isso há que reforça-lo através de uma boa alimentação.

As vitaminas estão entre os nutrientes mais indicados para manter o sistema imunológico funcionando bem. A vitamina C, por exemplo, tem efeito directo sobre as bactérias e vírus, aumentando assim a resistência às infecções; a vitamina A, tem acção anti-inflamatória; a vitamina E  age em conjunto com a A e C retardando o envelhecimento; A vitamina B6 é uma grande aliada do sistema imunológico e tem também acção protectora contra o cancro e a influência no controle de alguns tipos de diabetes.

Nos minerais, destacam-se o zinco, que ajuda a reparar dos tecidos e na cicatrização de ferimentos e o selénio, que tem acção similar à vitamina E, neutralizando a acção dos radicais livres e evitando o desencadeamento de algumas formas de cancro.

 

Agora vou fazer uma pequena lista de alimentos que contem todas as vitaminas e nutrientes que o sistema imunológico precisa.

 

  • Frutas: cítricas (laranja, limão, ananás, kiwi), melão, goiaba, mamão, manga, melancia, banana, damasco, cereja, abacate.
  • Verduras: agrião, espinafre, couve, brócolos, rúcula.
  • Legumes: tomate, cenoura, beterraba, pimento amarelo, lentilha e chuchu.
  • Cereais: arroz integral, semente de girassol, soja.
  • Condimentos: açafrão, coentro, gengibre, paprica, salsa, tomilho, louro, manjericão, orégão, pimenta, alecrim.
  • Outras fontes: fígado, peixe, frango, gema de ovo, nozes, óleos vegetais de soja, milho.

Pronto meninas, espero que vos tenha ajudado e a nossa Joana também para que fique boa logo :D

Qualquer dúvida ou sugestão deixem nos comentários!

 

Beijinhos, Auri*

5 comentários

Comentar post