Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Como organizar um bom trabalho - Parte final

Bem já tinha falado aqui sobre como fazer uma boa pesquisa para um trabalho sendo hoje que vou falar mais do aspecto do trabalho. Prontas?

 

Se o trabalho for em Word convém que tenhas suporte digital (Powerpoint) para apresentar aos colegas e entregas o em Word professora. Queres algumas dicas para organizar o trabalho? Vamos lá:

  • O trabalho tem de ter Capa, Índice, Introdução, Desenvolvimento do trabalho, Conclusão e Bibliografia. É como costumamos dizer: cabeça, tronco e membros

  • Usa imagens ao longo do trabalho: irá tornar-lo menos aborrecido e mais interactivo

  • Nada de dar erros ortográficos: descontará na tua nota final. Por isso, usa um dicionário ou um corrector ortográfico antes da apresentação do trabalho

  • O Powerpoint foi desenvolvido para usar como suporte enquanto apresentas, o que significa que, lá terás de ter palavras chaves e nada de textos enormes. Isso terás de ser tu a desenvolver enquanto apresentar (irei falar depois). Então terás de fazer por pontos o teu trabalho.

  • Quando usares pontos não uses frases completas ou com muitos verbos (o que eu faço ás vezes é isto, mas não se deve fazer num trabalho. Pode até ficar confuso) por isso, é só mesmo palavras-chave

  • Também quando usas pontos não deves colocar pontuação no final das frases como os ";" "." ou "," Nada disso. Não coloques pontuação depois dos pontos.

Aspecto do trabalho

O aspecto do trabalho (fundo + cores) terá de fazer contraste para que fique com um ar harmonioso. Por exemplo, nada de cores semelhantes ou nos mesmos tons. Exemplo: Azul escuro como fundo + branco nas letras. Assim combinações (como se fossemos a escolher para a roupa). Vais ver que terá outro ar imediatamente.

 

Dica: Muitas pessoas têm dúvidas ao escrever por exemplo a palavra almoçamos. Em vez de almoçamos escrevem "almoça-mos" ou seja, um grave erro ortográfico. Eu vou dar-vos uma dica que a minha professora de Área Projecto deste ano deu que é a seguinte: tentem colocar o "mos" antes do verbo. Não funciona pois não? Então o "mos" escreve-se juntamente com o "almoça" originando a palavra almoçamos. Por exemplo, a palavra "deu-nos" nós podemos colocar o "nos" antes do "deu" não podemos? Fica um bocado português do Brasil, mas funciona.

 

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/3