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Moda & Style

por Joana Freitas

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por Joana Freitas

A importância da vitamina D

Numa altura em que cada vez mais pessoas procuram adotar uma alimentação saudável, existem alguns cuidados a ter, sobretudo com a quantidade adequada de substâncias e vitaminas essenciais para o organismo que se deve ingerir.

De acordo com um artigo publicado pela Associação Portuguesa de Dietistas (APD), "a vitamina D desempenha funções ao nível da imunidade, reprodução, secreção de insulina e diferenciação dos queratócitos (células que integram a epiderme, uma das camadas da pele). Está também envolvida no transporte activo de fosfato no intestino e na homeostase do cálcio (em conjunto com a hormona paratiroideia pode provocar perda de cálcio nos ossos e aumentar a reabsorção renal de cálcio e fosfato)".

 

Segundo a mesma fonte, a carência de vitamina D poderá causar malformações ósseas, osteoperose, raquitismo infantil, fraqueza e sudorese excessiva (muito suor), pelo que é importante manter os níveis desta substância estáveis. Para isso, há que encontrar nas fontes alimentares as quantidades adequadas desta vitamina para evitar estas patologias. O creme vegetal, a gema de ovo, o fígado, as natas e o leite são excelentes alimentos para fornecer a dose adequada.

 

Além de manter uma alimentação equilibriada e variada, deverá praticar exercício físico regularmente e expor-se de forma responsável à radiação solar nas horas de menor calor, aplicando sempre protetor solar para evitar queimaduras solares graves na pele.