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Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Top 10 dos alimentos mais ricos em nutrientes

Tomar multivitamínicos todos os dias pode ser uma boa maneira de ingerir alguns nutrientes, mas vamos enfrentar e comer comida de verdade que é muito melhor do que tomar comprimidos.

 

Existem milhares de diferentes alimentos no mundo que contém vários nutrientes que o nosso corpo precisa. Estes alimentos ricos em nutrientes estão entre os alimentos mais saudáveis do mundo e servem como base para as nossas dietas serem mais saudáveis.

1. Vegetais

Os legumes mantém o seu apetite controlado para que não consuma nem muita nem pouca comida. Eles baixam a pressão arterial e reduzem o risco de problemas digestivos e oculares, além de também reduzirem o risco de acidente vascular cerebral,a s doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.

 

Os vegetais mais nutritivos são:

• Espargos

• Abacates

• Brócolos

• Couve-de-bruxelas

• Repolho

• Cenouras

• Couve-flor

• Aipo

• Couve

• Pepino

• Alho

• Cebola

• Batata

• Alface romana

• Espinafre

• Abóbora

• Batata doce

• Acelga

• Tomate

• Nabo

• Inhame

2. Frutas

As frutas são os melhores presentes que a Natureza nos poderia dar como medicina, pois são uma boa fonte de minerais, vitaminas, anti-oxidantes e uma série de outros micronutrientes benéficos, derivados de plantas (fito-nutrientes).

 

Estes alimentos são naturalmente pobres em gordura e em calorias, sendo que nenhum tipo contém colesterol.

 

O seu alto valor de prevenção de doenças inclui proteção contra doenças crónicas como o cancro, a diabetes e a obesidade.

 

Alguns dos frutos mais nutritivos que pode adicionar à sua dieta são:

• Maçã

• Damasco

• Banana

• Mirtilo

• Melão

• Oxicoco

• Figo

• Toranja

• Uva

• Kiwi

• Limão

• Laranja

• Mamão

• Pera

• Abacaxi

• Ameixa

• Uva passa

• Framboesa

• Morango

• Melancia

3. Cereais Integrais

Os cereais integrais são pobres em gordura e rico em fibras, ajudando a manter o cólon e o coração saudáveis. Além disso, acalmam os tecidos inflamados que podem causar problemas de saúde como os pés inchados.

 

Alguns dos grãos inteiros mais nutritivos do mundo são:

• Cevada

• Arroz integral

• Trigo-sarraceno

• Milho

• Farinha de painço

• Aveia

• Quinoa

• Centeio

• Trigo-vermelho

• Trigo inteiro

4. Leguminosas

As leguminosas são uma das melhores fontes de fibras solúveis pois são ricas em ferro, magnésio e ácido fólico.

 

O ferro vindo das leguminosas é muito bom para quem não come carne. Além disso, os feijões secos e as ervilhas são pobres em gordura e ricas em proteínas de qualidade, uma combinação poderosa que faz bem à saúde.

 

Algumas das leguminosas mais ricas em nutrientes do mundo são:

• Feijões pretos

• Ervilhas secas

• Grão-de-bico

• Feijão comum

• Lentilhas

• Soja

5. Peixe

Os alimentos provenientes do mar fornecem nutrientes vitais (principalmente os ómega-3 ácidos graxos) que ajudam a prevenir doenças crónicas comuns como a diabetes, a artrite e as doenças cardíacas.

 

O peixe é um alimento de valor nutricional excelente, proporcionando proteína de alta qualidade e uma grande variedade de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A e D, fósforo, magnésio, selénio e iodo, encontrados em peixes marinhos.

 

Por causa do alto valor nutritivo do peixe, os especialistas recomendam que se comam duas refeições por semana com estes alimentos.

 

Alguns dos peixes mais nutritivos e saborosos são:

• Bacalhau

• Linguado

• Salmão

• Sardinhas

• Vieiras

• Camarão

• Atum

6. Produtos lácteos com baixo teor de gordura

O leite e os seus derivados fornecem cerca de 10% a 12% da dose diária recomendada de gordura.

 

Embora o leite seja uma boa fonte de vitamina B12, vitamina D, cálcio, riboflavina e fósforo, é rico em gordura saturada que pode causar problemas com elevadas calorias, entre as quais o aumento de peso.

 

Os produtos de baixo teor de gordura ajudam a construir músculos, prevenindo a obesidade e reduzindo os riscos de doenças como a diabetes tipo 2 e hipertensão.

 

Os melhores produtos lácteos com baixo teor de gordura do mundo e os ovos são:

• Queijo de animal alimentado com capim

• Leite de vaca alimentada com capim

• Ovo

• Leite de cabra

• Iogurte magro

7. Frutos secos e sementes

Os frutos secos e as sementes são deliciosas e confiáveis fontes de proteínas enriquecedoras, vitaminas, fibras e carboidratos complexos.

 

Estes alimentos fornecem quantidades generosas de minerais como selénio, magnésio, cobre e zinco, que são consumidos em muitas dietas da atualidades.

 

Algumas das oleoginosas mais nutritivas e as melhores sementes no mundo são:

• Amêndoas

• Castanha de caju

• Sementes de linhaça

• Amendoins

• Sementes de abóbora

• Sementes de sésamo

• Sementes de girassol

• Nozes

8. Adoçantes naturais

Geralmente, quanto menos processado for o açúcar, mais você obterá benefícios do seu adoçante.

 

As melhores fontes de adoçantes naturais do mundo são:

•          Melaço

•          Mel

•          Xarope de Bordo

9. Carnes magras e brancas

A carne magra fornece proteínas essenciais que têm um teor de gordura e de calorias menores em comparação com as carnes mais gordurosas.

 

As aves fornecem vitaminas importantes como as vitaminas B3 e B6, bem como minerais como selénio e colina.

 

As carnes magras e aves ricas em nutrientes são:

• Carne de vaca

• Frango

• Cordeiro

• Peru

• Carne de veado

10. Bebidas saudáveis

Além de matar a sede, as bebidas também pode fazer parte de uma dieta saudável. Opte por bebidas que oferecem o máximo de benefícios nutricionais.

 

Duas das bebidas mais nutritivas que pode ingerir são:

• Chá verde pois é rico em polifenóis e catequinas que combatem vários tipos de cancro e ajudam na função cardíaca adequada

• Água, pois ao manter-se hidratado traz uma série de benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de danos nos rins

 

Para ter uma boa saúde é importante ter um peso saudável, por isso, os melhores alimentos para saúde são todos aqueles que são naturais e ajudam no controlo do peso. Mas se está acima do peso e procura um remédio para emagrecer, é importante consultar um médico e ver se é indicado para si. 

Texto de Rosi Feliciano

Fotos: Pinterest