Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

10 dicas para deixar as viagens mais baratas

Um belo dia acorda pela manhã, decide que vai viajar e que tem que ser para já! Nada de esperar o melhor período! Se é uma dessas pessoas, não tem problema algum! Mesmo que saiba que, nesses casos, será praticamente impossível conseguir economizar numa viagem, para ajudar quem está a pensar programar as férias, preparamos 10 dicas sobre como deixar a viagem mais barata.

 

Tudo que é de última hora tende a sair mais caro. Mas o que tenho observado, principalmente em tempos de crise, é que a maioria dos viajantes tem priorizado fazer pesquisas, para conseguir os melhores preços em tudo. Afinal, ninguém quer ficar afogado em dívidas depois da viagem, não é? 

Planear a viagem

1 - Planeamento prévio

Logo no começo deste post, já deu para perceber que o planeamento é tudo, não é mesmo? Pois bem, essa é a primeira dica que vai nortear todas as outras! Se conseguir organizar tudo com uma certa antecedência, será possível encontrar boas promoções, preços de passagens mais em conta e também pacotes de diárias em hotéis com desconto.

Avião

2 - Viagem de avião

Caso vá viajar de avião, é importante comprar as passagens com a devida antecedência. Isso pode ajudá-lo a encontrar boas promoções e preços interessantes. Como já disse, em cima da hora tudo fica mais caro! Ainda nesse sentido, algo bom a fazer é entrar em sites especializados, que fazem comparações de valores em diferentes companhias áreas. Além disso, é possível inscrever-se nesses sites para receber alertas quando houver alguma promoção relâmpago para o destino escolhido! Ainda sobre passagens de avião, outra dica é usar os pontos acumulados no cartão de crédito por milhas de viagem. Em alguns casos, a passagem pode sair mais em conta ou até de graça!

Carro

3 - Viagem de carro

Parece uma grande parvoíce, mas ao viajar de carro é imprescindível pesquisar qual será a distância percorrida até o destino desejado. Com isso, será possível fazer um levantamento de quanto será gasto com gasolina, portagens e estacionamentos. Com esses números bastante básicos, consegue evitar gastos não esperados, optar por rotas mais curtas e até observar se vale mais a pena ir de avião. Em muitos casos, compensa sim!

Hotel

4 - Alojamento

Mais uma vez, quanto mais cedo conseguir reservar o hotel, maiores serão as probabilidades de conseguir descontos nas diárias. Na hora de escolher o alojamento, também é interessante pesquisar na internet a opinião de outros viajantes a respeito daquele lugar e, ainda, saber exatamente o que o hotel oferece e o que precisa ser pago à parte. O pequeno-almoço está incluído? O estacionamento é cobrado à parte? O estabelecimento cobra taxa de serviço? Com todas essas perguntas respondidas, evita surpresas desagradáveis no momento do check-out. Por isso, nunca sinta vergonha de fazer muitas perguntas!

Cartão de crédito

5 - Cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um bom truque na manga. Evita levar grandes quantias de dinheiro na carteira, ou seja, torna tudo bastante mais seguro! É preciso ter cuidado para não perder o controlo. Pela facilidade que ele proporciona, quando nos apercebemos, já estamos com muitas dívidas! E, depois, é aquela dor de cabeça no mês seguinte. A dica é sempre usar com moderação!

Época alta

6 - Época alta

Às vezes, é praticamente impossível, mas, se puder, fuja das épocas altas. No Brasil, os meses de janeiro e julho são os mais concorridos e tudo sai mais caro. Caso não seja possível evitar essas datas, vale mais uma vez a primeira dica: planeie com antecedência.

Alimentação

7 - Alimentação

Eu sei que dá muita vontade de conhecer bares e restaurantes que são considerados turísticos, mas, em muitos casos, paga mais pelo local do que a qualidade da comida. Aqui, a dica é reservar dinheiro para comer num desses restaurantes só pela experiência. Nos outros dias, procure alimentar-se em locais que estão fora da rota turística. Sabe? Comer como os moradores do local comem, pesquisar quais são os locais mais visitados pela população! Além de viver uma experiência interessante, conseguirá economizar bastante.

Compras

8 - Compras

É sempre bom fazer compras, contudo, é preciso ter controlo. Às vezes, compramos apenas por impulso. Evite comprar coisas que pode encontrar na sua cidade, exceto nos casos de promoções imperdíveis. Se for comprar, dê preferência aos produtos que são exclusividade do local: uma lembrança, artesanato, entre outros itens.

Transportes públicos.jpg

9 - Transportes públicos

Quando estiver a viajar fora, priorize o transporte coletivo para se locomover. São mais em conta e confiáveis, principalmente no exterior. No Brasil, também têm muitas cidades em que o transporte público é eficiente. Esse é o caso de Curitiba, a capital do Paraná. Por lá, esse tipo de transporte é considerado inovador, moderno e seguro.

 

10 - Viagens internacionais

Alguns viajantes deixam os câmbios da moeda do país que vão visitar perto da viagem. Isso não é muito inteligente, porque pode ser que na data em que vai viajar encontre uma variação alta do câmbio! Nesse caso, a dica é comprar um pouco nos meses antes da viagem e deixar guardado! Isso vai fazer com que a sua viagem saia mais barata. Outra dica importante em casos de viagens internacionais é evitar os levantamentos no exterior. Geralmente, os bancos cobram uma taxa bastante salgada e que pode doer no seu bolso. A ação só é recomendada em emergências extremas e quando o seu banco oferece alguma vantagem nesse tipo de transação!

 

Gostaram das dicas? Tem algo que tem para indicar para o pessoal que está a ler? Dê a sua opinião nos comentários e conte a sua experiência! Ah, e tem uma dica extra para finalizar o post: quando for fechar os passeios do destino escolhido, pesquise na internet!  Em alguns locais, como museus e parques, a visita pode sair mais barata no meio da semana! Irá conseguir poupar para outras finalidades.

 

Artigo escrito por Matheus Bertoluci 

5 comentários

Comentar post